Quem fuma é chique ou fraco?

Image

 

Você sabia que antigamente fumar era sinônimo de ser chique? Era “bonito” fumar.

Não precisa nem dizer que depois que começaram a reparar como fazia mal a saúde decidiram mudar essa visão passada às pessoas. E com o passar do tempo foram aparecendo campanhas anti fumo, e sendo proibida as propagandas de cigarros.

Existem diversas explicações do porquê de terem sido proibidas, como pelo fato de perceberem o mal, os danos que causam o cigarro, também pelo fato de que o governo começou a perceber que os gastos com as pessoas doentes ultrapassavam os impostos arrecadados com a venda do próprio cigarro, então o custo benefício não era mais positivo para a sociedade, portanto resolveram investir em campanhas contra o cigarro.

Existem até mesmo sites e grupos de ajuda por telefone que dão a possibilidade de ajudar o individuo a parar de fumar.

Nos filmes antigos existiam muitas propagandas de cigarro, através de contratos para que as principais estrelas do cinema aparecessem fumando. Nos anúncios mostravam médicos, dentistas, os artistas mais influentes da época, pessoas bonitas e de sucesso. Tudo isso para influenciar cada vez mais as pessoas a fumarem.

Hoje em dia o imposto sobre cigarro é o mais alto, comparado a outros produtos de consumo, com o intuito de desistimular o consumo.
No ano de 2009 entrou em vigor no Estado de São Paulo a Lei Anti-fumo, que proíbe fumar nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado. Atualmente essa lei vigora na maioria dos estados brasileiros.
Em outros países, como nos Estados Unido, já está proibido até mesmo fumar em alguns lugares públicos abertos, como em ruas muito movimentadas.

Atualmente a visão de que quem fuma é uma pessoa poderosa e elegante não existe mais. Existe apenas a visão de que fumar resulta em um vício que causa diversos males, podendo causar a morte do indivíduo, e cada vez mais banalizada pela sociedade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s