Transmídia

O termo transmídia pode ser definido, segundo Jeff Gomez, produtor transmídia, CEO da Starlight Runner Entertainment, como sendo uma expansão de um conceito, através de várias mídias.
Transmídia significa atravessar mídias e fronteiras com o storytelling, ou seja, como uma extensão de uma ideia que tenta ser passada para o público em diversas plataformas da mídia. É um conceito que faz histórias inicialmente que estão em filmes, novelas, séries de TV, continuarem em diferentes tipos de mídia, sem serem repetitivas, fazendo com que assim a história não acabe em uma série de TV ou uma sala de cinema, dando uma continuidade a um mundo criado pelos produtores de filmes, teatro, novelas, entre outros meios de mídia, fazendo com que os mesmos lucrem com isso.
Com esse artificio, pode-se atingir novos públicos devido as dispersões de audiências que existem nas diversas plataformas, e seus diferentes públicos entre elas. Sendo assim, é possível atingir um público muito maior.
Exemplificando, isso serve tanto como algo cativante ao público, para que continue a história inicial fixada pelo produtor, chegando a outras formas de mídia – como, após acabar um filme, a pessoa compra os livros da mesma série, gerando outras fontes de receita para os produtores da mídia inicial. Como também para uma pessoa que não tenha assistido ao filme, porém comprou um jogo da história do filme, por exemplo, e vice-versa.
Portanto, digamos que isso tudo pode ser aplicado na publicidade, podendo transportar um conceito por diversas plataformas de mídia, estendendo tal conceito por um maior tempo e “novos públicos”. Maior tempo, porque depois da mídia inicial a audiência irá conviver com o conceito da nova plataforma, por exemplo, um panfleto com CR Code, que leva a um site ou vídeo. Isso tudo de forma que chame a atenção do público, ligando histórias já conhecidas pelos mesmos a novos produtos que expandam essas histórias, e, consequentemente, suas marcas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s