Análise texto “MELHOR QUE POSSUIR”

No texto Melhor Que Possuir, Kevin Kelly alguns conceitos são nomeados e apresentados pelo autor. Sobre tudo o Princípio da Desmaterialização, onde tudo que é ou sempre foi palpável começa a deixar de existir no mundo real.

Aplicando este conceito à internet fica fácil compreende-lo. Antes dela existir se alguém quisesse ler um livro teria que ir até a livraria e comprá-lo, hoje em dia ainda existe esta opção, porem este livro pode ser comprado e lido digitalmente direto da tela do computador. O processo além de baratear a obra ainda abre para o leitor um leque infinito de opções que ele poderia não encontrar em uma loja, por falta de espaço de armazenamento ou falta de público. Isso fortalece cada vez mais um mercado de nichos onde o usuário pode achar exatamente o que procura, por menos massificado que seja.

Kelly discorre sobre o conceito de ALUGAR melhor que POSSUIR e POSSE FRACIONADA. Por que eu vou comprar um produto ou serviço se eu posso alugar e ter os mesmos benefícios?

Novamente vou usar um exemplo da internet e fornecimento de conteúdo para explicar. Quando eu estou na minha casa e quero assistir um filme eu não vou a uma loja, compro um dvd e levo pra casa. Por algumas razoes; Posso chegar na loja e não achar o filme que eu queria, vou ter que pagar 50 reais para assistir uma única vez e não tenho espaço na minha estante para coloca-lo depois. Seguindo a lógica do texto eu iria ao site do Netflix e alugaria por um décimo desse valor o filme para assistir em casa.

Qual o problema disso? A internet, desde a época do Kazaa, em que eu baixava os vídeos que queria assistir de graça e os guardava no computador para assistir de novo, sempre esteve relacionada ao gratuito, existe um inconsciente coletivo que diz que tudo que vem da internet tem que ser de graça. Uma pessoa compra a revista na banca por 15 reais, mas não quer pagar 2 reais para ler online, só lê pelo computador de conseguir baixar um pdf gratuito, mesmo sendo ilegal. Por isso muitas revistas e jornais criados para ipad deixaram de existir. Voltando ao assunto, quando estou em casa e quero assistir a um filme uso a lógica do Kazaa, baixo ele para o meu computador via torrent e assisto. O que mudou é que antes era difícil e demorado para baixar conteúdo, por isso eu os armazenava. Agora eu assisto o filme que baixei em 10 minutos e o deleto em seguida, se eu quiser assisti-lo novamente eu sei onde encontrar rapidamente. Não vale a pena armazenar ele no meu hd.

Imagem

Eu acho que no Brasil para o sistema de aluguel online se desenvolver é preciso oferecer alguma coisa que o usuário ainda não tenha de graça. As pessoas usam o torrent não mais para armazenar o que baixam, mas para usar e descartar. Como se fosse um aluguel sem ter que pagar. O aluguel existe, mas está sendo aplicado de outra forma pelos usuários.

 

 

Deixe um comentário

