Pessoas ou mídia, o que é mais influente?

Ao ler o texto “A mídia somos nozes” do professor Eric Messa (http://ecode.messa.com.br/2009/10/midia-somos-nozes.html) conclui alguns pontos.

Hoje em dia vivemos mergulhados dentro de um mundo midiático que nos cerca de informaçoes e propagandas e algumas vezes podemos até nos sentir de certa forma sufocados. Até que você se depara com aquele “ídolo” comentando sobre uma marca que ele próprio recentemente usou E aprovou. Você muito provavelmente vai se interessar mais do que se fosse apenas um comercial na sua página do facebook, certo?

Desde sempre o boca-a-boca foi uma forma econômica e eficiente de se obter reverberação para um produto ou marca.

Além dos exemplos citados no texto, ser convidado para uma pré-estréia, distribuição de amostras grátis, degustações nos pontos de venda (que seguem o conceito de merchandising), e vestir estrelas em programas ou em premiações como Oscar, tinham por objetivo utilizar estas personagens como mídia para influenciar uma “tribo”. Isso, porém, ocorre em diversos grupos de pessoas, um caso no meu meio pessoal é de meninas influentes da Internet que ganham alguns produtos de determinada marca com o intuito de divulgá-las em suas paginas sociais, fazendo com que assim, suas seguidoras queiram também os mesmos produtos.

O surgimento da internet apenas provocou um crescimento exponencial para esta velha ferramenta utilizada por grandes marcas (como é citado no texto).

Quantos sites e lojas virtuais não oferecem créditos por indicações?

Este é o principio do Marketing Multinível ou Marketing de Rede, que é um modelo comercial que depende do “recrutamento progressivo” de pessoas. Segundo Will Marks “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s