Crowdsourcing, oi?

Muito provavelmente você nunca ouviu falar sobre isso né? Por isso vou explicar um pouquinho…

Crowdsourcing basicamente é uma forma “barata” de se espalhar e trocar conhecimento, informações coletivas e voluntárias para diversos objetivos como resolver problemas, criar conteúdos, soluções e desenvolver tecnologia.

Um exemplo mais fácil de se entender isso é o Wikipédia. Uma plataforma que utiliza de informações que qualquer tem livre acesso e disponibilidade de depositar suas próprias informações.

Resumindo, o Crowdsourcing é o PODER DAS MULTIDÕES. Como assim? Pessoas se juntam na Internet por um objetivo em comum. Como a Primavera Árabe, pessoas se conhecem pela internet, se juntam e combinam de se encontrar para derrubar ditadores. Utilizam das mídias sociais para organizar todo esse processo, além de tentar sensibilizar outras pessoas ao redor do mundo. Isso cada vez vai se tornar mais e mais comum nos dias atuais, fazendo com que seja mais fácil a comunicação geral, troca de informações e organização de um todo. Antigamente por exemplo, na Ditadura aqui no Brasil, as pessoas queriam se juntar, mas por falta de comunicação, acabava sendo mais dificil de se juntarem todos no mesmo lugar, por tanto ocorriam movimentos mais isolados, e assim perdiam.

O exemplo mais atual é o Waze. Um aplicativo que utiliza das inormações que cada pessoa fornece para poder criar então uma fonte de informações a qual qualquer um que acesse pode se beneficiar também com as informações. Com mais de 50 milhões de usuários que ajudam a “construir” essa sociedade em que trocam informações sobre o trânsito, mapeamentos, preços de combustível, rotas alternativas, e etc. A pessoa apenas mantendo o aplicativo aberto já está ajudando mostrando suas rotas, assinalando lugares onde tenham possiveis radares, acidentes, blitz, vias bloqueadas, policia, estacionamentos ,e principalmente transito. Ele é diretamente conectado ao facebook o que faz com que mostre os amigos conectados e que estão no mesmo caminho, e podendo ajudá-los também.

Eu, particularmente tenho utilizado o aplicativo e tenho tido boas e ruins experiências. Muitas vezes ele “se perde” e nós automaticamente também. Mas ele realmente lhe dá ótimas alternativas em casos de transito, e de bloqueios.

Enfim, tudo nesse modelo de produção de informações é na base da troca. Diferente do Crowdfunding, que é uma troca de informações entre interesses comuns, porém com fins lucrativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s